Como ser um líder

Tudo que nossa querida PresidANTA NÃO é!

Pessoas em posição de liderança necessitam algumas características e atitudes que fazem com que elas sejam diferentes dos chefes. Em outras palavras, chefe não é o mesmo que líder e chefia não significa ter liderança – só poder.

Saiba – baseado na experiência de especialistas e grandes líderes – como você precisa agir e o que desenvolver para liderar equipes e pessoas, diferentemente daqueles que não lideram e apenas dão ordens.

SEU DISCURSO PRECISA SER BOM
Claro que não é só a palavra que faz com que você seja um grande líder, mas para isso você precisa ter um bom discurso. As pessoas à sua volta têm que acreditar no que você fala e sua oratória precisa passar firmeza e segurança pra elas.



APONTE OS CAMINHOS E METAS
Deixe claro para a sua equipe quais são os caminhos a seguir e qual a meta estabelecida. Para isso é preciso ter boa comunicação e saber de fato onde você e a empresa/organização/equipe querem chegar.



NÃO FIQUE SÓ DANDO ORDENS
Quem lidera não fica só dando ordens enquanto o resto corre atrás. Faça a sua parte também.


CAMINHE JUNTO DA EQUIPE
Um bom líder é aquele que empurra o bloco das obrigações junto com os outros, e não o que senta em cima dele. Seja o exemplo, isso motiva o resto.


DÊ UM RETORNO ÀS PESSOAS
Dê esse feedback para o pessoal que trabalha com você, tanto individualmente como em grupo (sem expor ninguém). No caso do retorno negativo, saiba como transmitir isso de forma construtiva.
 

PROCURE SE CERCAR DE BOAS PESSOAS
Procure se cercar de boas pessoas, com “boas” em sentido amplo mesmo: profissional e pessoal. Uma equipe formada por gente ruim ou por pessoas que não buscam o bem comum do grupo ou da entidade só pode dar errado. Monte um time com gente competente e motivada a fazer as coisas acontecerem.

ESCUTE E APRENDA
Desenvolver essa capacidade de escutar os outros é fundamental para ser um líder. As pessoas podem ter o que te ensinar sobre trabalho, vida, pontos de vista, métodos, etc. Além disso, escutar o retorno delas sobre como o trabalho de toda a equipe está sendo conduzido é ótimo para você saber se está no caminho certo e o que precisam mudar, readaptar.



Não penses que sua pseudo experiência como  TERRORISTA, GUERRILHEIRA, ASSALTANTE DE BANCOS, ARRUACEIRA e outros adjetivos, valeu alguma coisa de positivo pro BRASIL!
Compartilhar:

Facebook

Twitter

Parceiros



Viegas page ~ a web em suas mãos!

Nosso App




Compatível com: Android / Blackberry
Java / iOS / Windows Phone

Seguir por e-mail

Doação

GOSTOU DO BLOG, FAÇA UMA DOAÇÃO!